Logomarca da Rádio Aconchego

Nós do Mapa Solidário somos um conjunto de coletivas reunides para divulgar e impulsionar a ação solidária e comunitária de outros coletivos durante a pandemia do CORONAvírus, isto tu já deves saber. Mas tu sabes que a Rádio Comunitária Aconchego é uma dessas coletivas parceirEs?

Hoje infelizmente precisamos propagar que a onda de ameaças da direita a ações de solidariedade e apoio mútuo chegou a nós. Acontece que ontem (18/09) a equipe da Rádio Aconchego recebeu uma ligação de ameaça de uma pessoa que supostamente representa outras rádios, às quais a Aconchego estaria interferindo. Para entender: uma rádio ocupa uma frequência quando transmite seu conteúdo. Acontece que outra rádio, evangélica, quer ocupar este espaço.

Cabe ressaltar que o projeto da Rádio Comunitária Aconchego tem 5 anos de história, mas herda o trabalho de outro projeto que habitava este espaço desde 2012, o Laboratório de Mídias Autônomas (La.M.A.). Nestes 8 anos de atuação junto ao SIS/UFPE uma peça reconhecida por toda a comunidade de usuárias e profissionais, como partes fundamentais na história do próprio SIS – Unidade de Referência em Práticas Integrativas. Neste período trabalhamos sem nenhuma sombra de clandestinidade, reforçando a formação acadêmica e instruindo as/os estudantes na produção de conteúdos radiofônicos. Atualmente somos uma organização parceira da Rádio Escola Paulo Freire no projeto de extensão “Saúde é o Tema”, do curso de Comunicação Social da UFPE. Além de uma programação 24h que abraça toda a zona oeste levando conteúdos, músicas e Aconchego para além da nossa vizinhança.

A principal preocupação diante desta ameaça é a concretização dela nestes tempos de retrocesso de Direitos Humanos que estamos vivenciando, o que coloca em risco a integridade física e psicológica da equipe e a integridade dos equipamentos – afinal uma rádio funciona com pessoas e equipos.

Frequência da Rádio Aconchego

Acreditamos não restar dúvidas da legitimidade enquanto Projeto Comunitário de Comunicação. Ressaltamos que a Rádio Comunitária Aconchego é um coletivo de Comunicação Popular de caráter estritamente educativo e que em nossa programação não consta nenhum tipo de anúncio comercial ou que nos favoreça financeiramente de qualquer forma.

Alerta Antifascista!
Conheça e apoia a Rádio Comunitária Aconchego!
Apoie as iniciativas comunitárias e coletivas!
Ouça a Aconchego 88,5 FM <3

Nota da Rádio Aconchego sobre a ameaça, circulada no dia 18.09.2020

ATENÇÃO!
Recebemos uma ligação hoje de uma pessoa supostamente representando outras rádios, às quais a Aconchego estaria interferindo. *Gostaríamos de deixar geral de sobreaviso para potencial necessidade de proteção física da Rádio, pois a pessoa ameaçou fazer uma denúncia à PF*.

3 hipóteses:
– Ele falou a verdade
– Ele representa alguma rádio evangélica com a qual estamos disputando a frequência
– É bolsominion

A 1ª achamos difícil pq ele não sabia sequer a frequência da Music FM, uma das rádios que ele disse representar.
A 2ª e 3ª são muito prováveis. No final da conversa quando eu retrucava com nossos argumentos de legitimidade de ser Comunitária (ademais da lei que diria oq é ou não comunitária) a pessoa retruca dizendo que meus argumentos parecem indicar que sou “comunista… que gosta de uma maconha”.


Alerta, alerta antifa!

Alerta AntiFascista: Rádio Aconchego Ameaçada

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *