Roda de conversa da Unipop

As iniciativas dentro das comunidades contra o COVID19 estão tomando rumos muito criativos. Na Favela Bola de Ouro, no Curado IV / Jaboatão dos Guararapes, o pessoal da Universidade Popular do Nordeste (UNIPOP/NE) nestes dias de pandemia, além de coleta e distribuição de cestas básicas para as famílias mais carentes dos bairros circunvizinhos, está entrando nas ondas das rádio comunitária: A Rádio e TV Esperança do Povo – orgânica e decolonial. Na era dos streams e podcasts, o formato de rádio permanece como ferramenta de comunicação entre comunidades, sintonizando informação, música e pertencimento.

A Universidade Popular do Nordeste já era conhecida por construir trabalhos político-pedagógicos com a população, como rodas de conversa para o bem viver, aprendizados de artes marciais, encontros com caráter de educação popular e condução do Pastor Jardson Gregório. Neste momento em que é pedido o distânciamento social temporário como medida de prevenção do CORONAVIRUS, a UNIPOP/NE inova com a Rádio Esperança do Povo, promovendo “diálogos não violentos na perspectiva da pedagogia da convivência adotada pela UNIPOP/NE, sendo assim um projeto de educação para a felicidade sobre modo sustentável”. Com acesso online pelo canal, proporcionará que a transmissão leve a sabedoria construída pelas educadoras e educadores locais a ouvintes da favela, mas também de toda a rede de internet.

A inauguração oficial da Rádio e TV Esperança do Povo acontecerá no dia 13 de agosto deste ano, mas já apresenta alguns programas como o “Margaridas”, que “liderado por mulheres da favela e equipe atuante na Universidade Popular, aborda temas do universo feminino tais como família, feminicídio, machismo, racismo, gordofobia, homofobia, assédio e agressão”, e conta com convidadas que possam falar suas vivências dentro dos debates, trazendo uma programação musical que embale as/os ouvintes. Outros programas acompanham esta linha de educação para o povo construída pelo povo, com debates sobre literatura e filosofia, contos e causos, e diálogos ecumêncicos de louvor, reflexões e sonhos.

Acesse a Rádio e TV Esperança do Povo!
Saiba como apoiar!

Conheça também a Rádio Aconchego, parceira na realização do Mapa Solidário <3.

Universidade Popular do Nordeste cria rádio comunitária Esperança do Povo

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *